12 maneiras naturais para se livrar do inchaço
Atualizado: 16 de mar. de 2024
Em um mundo ideal, todos comeríamos apenas os alimentos mais limpos, e evitaríamos todos e quaisquer distúrbios da digestão e teríamos um brilho iluminado por dentro e um intestino saudável.
Mas vamos ser realistas - não vivemos em um mundo ideal, vivemos no mundo real, e existem coisas como fastfood, frituras e pizzas. Para não radicalizar geral e manter o equilíbrio, a regra 80/20 (80% de alimentação limpa com alguns deslizes aqui e ali), mas ainda não ajudaria totalmente no inchaço crônico e a indigestão horrível.
Qualquer coisa, de uma salada com vegetais crus a uma cervejinha com amigos, fará com que seu estômago raivoso fique inchado, tipo aproximadamente 4-5 meses grávida de um bebê inchado. Como todas nós entendemos (todo mundo precisa de alguma ajuda extra para diminuir inchaço de vez em quando), às vezes precisamos de uma solução rápida ou duas para quando parecer desconfortável.
Listamos aqui as melhores maneiras de vencer o inchaço - tanto nas mudanças de estilo de vida a longo prazo quanto em algumas soluções rápidas que ajudam o mais rápido possível.
Como vencer o inchaço
1. Tente suplementos
Tomar um probiótico e um prebiótico é crucial para a saúde intestinal - os probióticos (ou bactérias "boas") fornecem uma ampla gama de benefícios à saúde, desde tudo à sua pele, seu cérebro e seu intestino. Um desequilíbrio ou crescimento excessivo de bactérias ruins pode causar problemas de pele, alergias e, mais importante, para os fins deste artigo, o inchaço. Os probióticos fornecem boas bactérias e os prebióticos são alimentos para os probióticos, garantindo que as boas bactérias possam sobreviver. Tomar uma enzima digestiva logo antes de uma refeição também pode ajudar a quebrar os alimentos, melhorar a digestão e diminuir a inflamação.
PROBIÓTICO
PROBIOTIC-10 Probiótico 25 Billion
PREBIÓTICO
Fiberlift Prebiótico - Essential Nutrition
PROBIÓTICO
SIMCAPS 30 Cápsulas VitaFor
2. Adicione temperos e ervas à sua comida
Especiarias como pimenta preta, cominho e açafrão são todos estimulantes da digestão ou anti-inflamatórios, o que ajuda a aliviar a irritação, além de literalmente acionar o sistema digestivo. Polvilhe açafrão e pimenta do reino sobre as refeições ou adicione canela ao café para ativar o sistema digestivo.
Ervas como coentro ou hortelã também ajudam na digestão e acalmam a trilha gastrointestinal - cubra suas sopas e ensopados com coentro ou adicione hortelã às saladas para ajudar seu corpo a quebrar os alimentos.
3. Consuma mais potássio
O potássio ajuda a combater os efeitos do sódio, o que facilita o inchaço e a inflamação do sistema digestivo. Seu objetivo automático de potássio é provavelmente bananas ou água de coco, mas esses alimentos populares de "potássio" não são, na verdade, os alimentos mais ricos em potássio que a natureza oferece. Batata-doce, feijão branco, suco de cenoura, folhas verdes e alabote grelhado são realmente muito ricos em potássio, ajudando seu corpo a quebrar o sódio e o inchaço.
4. Passe por um fluxo de ioga
A prática antiga e moderna não só é boa para a sua saúde mental, mas também para o seu inchaço. Por que não se exercitar enquanto está regulando seu sistema digestivo? Não apenas o yoga acalma o sistema nervoso (o estresse e a ansiedade podem causar indigestão), mas certas poses são como mini massagens para os órgãos internos. Em particular, a torção trabalha para desintoxicar e estimular o sistema digestivo. Passe por um fluxo com poses como dobrar para a frente, pose da cadeira, pose de barco e pose de gato e vaca.
5. Faça um tônico de inchaço
Se você estiver enfrentando um episódio grave de inchaço ou tiver apenas algumas horas para aliviar o inchaço antes de um evento importante, montar um "tônico" de ingredientes que eliminam o inchaço pode fazer com que sua dor de estômago ou inchaço desapareça totalmente. Adicione um pouco de limão fresco, uma pitada de pimenta caiena e algumas folhas de hortelã na água. O limão é um diurético suave, a pimenta caiena estimula a digestão e facilita os gases, e a hortelã acalma o sistema digestivo.
6. Beba chá
Álcool e adoçantes artificiais são difíceis de digerir para o intestino delgado, levando a inchaço e constipação. Em vez de tomar um gole de refrigerante ou um leite noturno, opte por um chá calmante que não é apenas melhor para o corpo, mas também diminui o inchaço doloroso e a indigestão crônica. A raiz do dente-de-leão, a erva-doce e a hortelã-pimenta, em particular, são boas para ajudar na digestão e eliminar o inchaço.
7. Coma mais alimentos probióticos naturais
Assim como um suplemento probiótico, as bactérias vivas podem ajudar a equilibrar a flora intestinal - elas impedem o crescimento de bactérias e leveduras ruins (o que leva ao inchaço). Além de tomar um suplemento probiótico, você pode obter muitos probióticos naturais dos alimentos. Chucrute, kimchi, tempeh e kombucha são ótimas fontes de bactérias vivas naturais, nas quais você pode comer durante o dia ou adicionar suas refeições favoritas.
8. Mastigue bem os alimentos
Entendi, há momentos em que uma pizza fresca ou um saco de pipoca está na sua frente e você apenas enfia o máximo que pode na boca. Todos nós já tivemos essa experiência com lanches noturnos ou quando estamos com muita fome (ou, você sabe, um almoço normal de segunda-feira). Mas, para que nosso sistema digestivo seja totalmente ativado, precisamos mastigar até 30 vezes (sim, sério!). Os alimentos devem ficar bem triturados e molhados na boca. Mastigar produz mais saliva, que contém enzimas digestivas para ajudar a quebrar a comida - e quanto mais você mastiga, menos trabalho é feito para sua barriga.
LEITURA RECOMENDADA
9. Beba mais água
Mesmo uma leve desidratação causa retenção de água (uma causa comum de inchaço) porque seu corpo está tentando segurar a água que possui. Beba água constantemente durante todo o dia para garantir que seu corpo fique hidratado e evite todas as outras bebidas o máximo possível. Se você toma uma bebida alcoólica ou café com cafeína, certifique-se de tomar um copo extra de água de confiança para que seu corpo fique adequadamente hidratado.
10. Faça do gengibre o seu favorito
O gengibre é um alimento milagroso quando se trata de inchar - não apenas é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, mas também alivia a náusea ao estabelecer ácidos estomacais e trata a indigestão crônica, acelerando o esvaziamento do estômago. Quer você beba chá de gengibre de forma consistente, masque chiclete de gengibre, adicione gengibre ao seu smoothie ou coma um pouco de gengibre antes de uma refeição, adicionar esse superalimento à sua dieta diária pode reverter completamente a inchaço e a indigestão.
GENGIBRE CÁPSULAS
Gengibre Com Chá Verde 360 Cápsulas
GENGIBRE MASTIGÁVEL
Chimes Balas Mastigáveis De Gengibre
CHÁ DE GENGIBRE
Chá Teekanne Gengibre e Limão
11. Acupuntura
Você já deve ter ouvido falar da prática chinesa antiga como um tratamento para tudo, desde enxaquecas a TPM e depressão. Embora cutucar a pele com pequenas agulhas pareça intimidador, deve ser indolor e muitos até dizem que é relaxante. Além de ser uma solução comprovada para uma série de problemas de saúde mental e física, colocar as agulhas em determinados pontos do corpo (ou meridianos) pode aliviar qualquer problema digestivo ou inchaço, porque interrompe a estagnação no baço e no estômago. O antigo tratamento oriental pode redirecionar o fluxo do corpo, ajudando a acalmar o estômago, facilitar a digestão e até acalmar a IBS.
12. Coma alimentos com efeito diurético ou calmante
Em vez de carregar sua dieta com alimentos açucarados, processados, fritos ou salgados (todos causam inchaço!), Encaixe o máximo de alimentos possível com antioxidantes, enzimas desintoxicantes e propriedades calmantes.
O aspargo é um alimento poderoso para combater o inchaço porque a asparagina, um aminoácido. O longo vegetal folhoso também tem um efeito desintoxicante graças aos antioxidantes. Alimentos como aipo e vinagre de maçã também têm efeitos diuréticos, liberando a retenção de água. Mamão e kiwi são frutas comumente conhecidas por inchar, porque contêm enzimas poderosas que ajudam na digestão.
Os alimentos que contêm muita água, como pepino ou melancia, também trabalham para combater o inchaço, acalmando o sistema digestivo e mantendo o corpo adequadamente hidratado. O espinafre também ajuda a diminuir o inchaço, empurrando as fibras pelo sistema digestivo.
Chega de desculpas. Você está no controle da sua saúde!!!
Como é que eu transformo a compra da feira em refeições variadas e saborosas todo santo dia? Este livro tem a resposta. Rita Lobo ensina sua fórmula de criar receitas e apresenta mais de 200 opções para variar o cardápio. Em O que tem na geladeira?, que é baseado na série de mesmo nome do canal Panelinha no YouTube, você vai descobrir que preparar comida saudável de verdade é mais simples do que parece.
LIVRO
O Que Tem na Geladeira? 30 Legumes e Verduras em Mais de 200 Receitas Para Variar o Cardápio
Gostou das nossas dicas? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
Comments