Plano de marketing para rede sociais em 7 passos simples
Atualizado: 19 de mar.
O plano de marketing é um planejamento das ações de Marketing de uma empresa a fim de alcançar um determinado objetivo, suas vantagens e importância são inúmeras principalmente nas redes sociais.
Todos os meses existem mais de dois bilhões de usuários ativos no Facebook, um bilhão no Instagram e 326 milhões no Twitter, 1,900 milhões no YouTube em todo o mundo! Só no Brasil, 140 milhões de usuários possuem alguma conta nas redes sociais.
A chave para criar seu plano de marketing de mídia social é lembrar que não se trata apenas de postar qualquer conteúdo em qualquer lugar. Em vez disso, seja estratégica sobre como você usa suas contas de mídia social.
Lembre-se de que as mídias sociais são alugadas. Você não pode garantir que sempre terá visibilidade em suas contas de mídia social. Como vimos recentemente, muitas pessoas estão deixando o Facebook para mergulhar no Instagram, pois há menos anúncios na plataforma e é mais fácil obter visibilidade para seus serviços e produtos.
A coisa mais importante sobre as mídias sociais, porém, é lembrar que você está construindo relacionamentos com seu público-alvo. A chave é criar relacionamentos nas mídias sociais e convidar esses leads para ingressar na sua lista de e-mails.
Se você ainda não tem uma lista de e-mail, inicie uma hoje. Você pode facilmente iniciar uma lista de e-mail gratuita com mailchimp.com.
Confira agora algumas estratégias a serem lembradas ao criar seu plano de marketing de mídia social
1. Concentre-se em uma plataforma
Para começar, concentre-se em apenas uma plataforma na qual seus clientes ideais estão navegando por mais tempo e amam acessar esta mídia.. Mergulhe, gaste muito tempo nela e realmente desenvolva um número de clientes ideais em seu mercado-alvo. Depois de ter uma plataforma desativada, você poderá adicionar outras plataformas nas quais você ocasionalmente publica, mas continua focada no seu número 1!
2. Reciclar Conteúdo
Use o mesmo conteúdo nas plataformas, se possível. Reciclar! Se você postar uma ótima foto de cotação no Instagram , use-a na próxima semana no Facebook. Você deseja que sua marca ganhe vida em cada plataforma de mídia social separadamente, para não publicar o mesmo conteúdo todos os dias, mas misture-o e volte aos arquivos e repita de forma consistente. O conteúdo nem sempre precisa ser novo!
3. Não faça só vendas
Ninguém quer se sentir forçado a comprar, mas as pessoas fazem valorizam a educação e inspiração. Então, como você pode fornecer valor e se posicionar como especialista em mídias sociais?
Forneça e-books, webinars ou serviços GRATUITOS para seus seguidores nas mídias sociais para que eles dêem o próximo passo para que você possa ajudá-los. Lembre-se, não se trata apenas de vender. Você está ajudando, certo?
No caso de produtos físicos, é bem legal fazer looks para inspirar, no caso de decoração, postar ambientes decorados com seus produtos, no caso de alimentos, uma mesa bem posta, ou reuniões felizes com amigos e familiares (amigos, quando puder né gente, nada de sair da quarentena), existem infinidades de ideias para você inspirar e mostrar para seu cliente como usar e desejar o seu produto.
4. Poste coisas pessoais o mínimo possível
Sim, as pessoas podem querer conhecer o seu cão, mas mantenha essas coisas em seus perfis pessoais. Nossos resultados e crescimento da marca ocorreram quando paramos de postar tudo sobre nós e começamos a postar mais do que sabíamos que nossos clientes precisavam e queriam.
Uma foto ocasional dos bastidores ou o que o CEO ou o fundador da sua empresa está fazendo é muito bom, mas mantenha suas fotos, links e perfis na marca o máximo possível para que seus seguidores saibam o que eles podem esperar de você.
Quando você segue o Metas e Glamour no Instagram , você não vai vê fotos da minha família. Você vê mensagens consistentes sobre motivação profissional e inspiração para o trabalho várias vezes ao dia.
5. Crie um plano e cumpra um cronograma
Não perca tempo! Ninguém quer ficar perdendo tempo em suas plataformas de mídia social, porque precisa se concentrar em atividades geradoras de receita. Então você pode planejar ficar 80% do tempo em seus negócios e 20% dando atenção as suas contas de mídia social usando postplanner ou HootSuite para agendar postagens. Concentre-se em trabalhar em suas mídias sociais tanto quanto possível.
6. Crie uma biblioteca de conteúdo.
Use o Evernote ou o Dropbox para criar uma biblioteca de conteúdo, para que você sempre tenha um lugar fácil para encontrar citações, ideias e fotos. Reúna dicas, fotos, perguntas e citações que você pode usar em várias plataformas. Isso também é ótimo para começar a delegar, porque assim que você tiver uma biblioteca de conteúdo, poderá começar a se substituir entregando as coisas a um assistente virtual.
7. Poste o conteúdo de outras pessoas
Não sabe o que postar? Não se preocupe! Parte de ser um ótimo gerente de marketing de mídia social é encontrar um ótimo conteúdo para compartilhar e curar o conteúdo de outras pessoas. Por exemplo, você pode retweetar os tweets de outras pessoas. Você pode # registrar novamente as fotos de outras pessoas no Instagram e compartilhar os links de outras pessoas no Facebook. Seus seguidores o considerarão um ótimo recurso para conteúdo e o local ideal para encontrar informações sobre seu tópico. Engajamento é a chave de sucesso!
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